Mapei Viagens
Dia Mundial do Turismo: 4 boas notícias vinculadas ao setor

 

 

Dia Mundial do Turismo: 4 boas notícias vinculadas ao setor

Depois de passar por alguns baques nos últimos anos, reflexos diretos da chegada do novo coronavírus, o turismo está, enfim, se reerguendo.

 

27 de setembro de 2022

 
         
          O calendário indica a data: 27 de setembro. Contudo, se quiser, você pode chamar de Dia Mundial do Turismo. Depois de passar por alguns baques nos últimos anos, reflexos diretos da chegada do novo coronavírus, o turismo está, enfim, se reerguendo. A notícia é excelente, já que o setor é o trabalho de milhares de brasileiros. Inclusive, há quem abra mão de outros gastos para ter o dinheirinho necessário pra fazer aquela viagem especial, sabia? Esta, aliás, é uma tendência que veio pra ficar.
 
          Em linhas gerais, viajar está bem longe de ser algo supérfluo. Se isso já foi verdade algum dia, este tipo de pensamento ficou pra trás há muito tempo. Felizmente, porque o turismo não só faz bem pra saúde, como também pra economia, interferindo diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

 

 

Veja abaixo, 4 motivos para celebrar o Dia Mundial do Turismo:

 

 
1) O Turismo tem potencial para gerar quase 2 milhões de novos empregos no Brasil

 

         E isso quem tá dizendo não somos nós, não! Este dado consta no Relatório de Impacto Econômico divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês). Para sermos exatos, a estimativa é de que, no Brasil, 1,8 milhão de novos empregos sejam criados no setor nos próximos 10 anos. Ao mesmo tempo, a participação da indústria de viagens no PIB nacional deve obter crescimento médio de 2% neste mesmo período.

 

          Mas e para 2022, hein? De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), este segundo semestre deve trazer algo em torno de 145,5 mil novos postos de trabalho na área. No total, a entidade aposta em 258,1 mil empregos formais no turismo ao longo de todo o ano.

 

            No entanto, o WTTC tem uma visão mais otimista. Isso porque o relatório prevê pelo menos 442 mil novos postos de trabalho e contribuição de US$ 122,28 bilhões para o PIB brasileiro. Se confirmado, este índice será 18,2% superior ao verificado em 2021 e responderá por 7,6% de toda a economia do país.

 

 

2) Foram 12,3 milhões de viagens em 2021 só no nosso país
 
          Achou este dado surpreendente? Pois então espere para ver a informação completa: das 12,3 milhões de viagens, 99,3% foram domésticas. Lembre-se: muitos países estavam com as fronteiras fechadas ou então exigindo o cumprimento de restrições severas – afinal, estávamos em um período ainda bem complicado da pandemia. Porém, mesmo diante deste cenário, o número é exorbitante.

 

         Os brasileiros aproveitaram para viajar tendo como destino, o próprio Brasil. Um dos meios de locomoção favoritos foi o carro, que representou nada mais, nada menos do que 57,2% de todas as viagens. Pelo menos foi este o dado compartilhado pelo Ministério do Turismo no último mês de julho.
 

 

3) O papel do agente de viagens é imprescindível para quase 50% dos brasileiros

 

            A notícia não podia ser melhor para este Dia Mundial do Turismo!

 

       Este número – mais especificamente 49,76% – foi colhido em uma pesquisa desenvolvida pelo TRVL Lab, laboratório de inteligência de mercado em viagens que visa fornecer análises detalhadas sobre o setor.

 

         Embora a pesquisa tenha sido feita com uma pequena amostra, composta por 327 viajantes brasileiros, o resultado indica o que a gente já sabe há muito tempo. Ou seja: que o agente de viagens é visto como um facilitador e cujo apoio garante mais segurança e mais comodidade antes, durante e depois da viagem.
 
         Além disso, o estudo revelou que 55,07% dos entrevistados pretendem recorrer a uma agência de viagens tradicional para fechar a próxima aventura pelo Brasil. Por outro lado, no que se refere às idas ao exterior, este número fica ainda melhor: 64,79%.

 

 

 

4) Apesar de o número poder ser maior, já são mais de 6 milhões de gringos por aqui todos os anos

 

          Conforme o nome já entrega, o Dia Mundial do Turismo é o momento para parar e reverenciar a força do setor ao redor do globo.

 

          Você que está lendo este post provavelmente tem uma boa noção de quão rico o Brasil é em termos de natureza e beleza. E nem é preciso ter viajado para todos os estados brasileiros para poder dizer isso: esta é uma verdade universal. Fora isso, temos a nosso favor a nossa simpatia, o nosso acolhimento e o nosso bom-humor, fatores que por si só já fazem de nós excelentes anfitriões.

 

 

       Cerca de 6,3 milhões de viajantes internacionais desembarcam por aqui todos os anos. O número poderia ser melhor? Poderia, claro, mas nem por isso ele deixa de ser relevante. Ainda mais considerando que nos últimos anos esta marca era de 5,3 milhões. Em 2018 obtivemos o nosso recorde: 6,62 milhões.

 

       Mesmo que este índice esteja crescendo devagar, vale ter em mente que o nosso país tem um potencial enorme, tão gigante quanto o nosso tamanho. Afinal, somos uma nação de dimensões continentais e a opção número um de muita gente interessada em ecoturismo e turismo de aventura, por exemplo. Isso sem falar no turismo gastronômico, no turismo cultural, no turismo de sol e mar…
 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 
    FONTE: SEGUE VIAGEM, 27 de setembro de 2022.